Últimas Notícias

Leia as principais notícias da Federação das Indústrias do Estado de Roraima e saiba mais sobre as ações que fomentam o empresariado do segmento industrial no Estado.

Fevereiro de 2013
Curso de vendas do Procompi automotivo beneficia empresários do setor de reparação de veículos

27 de fevereiro de 2013

A Federação das Indústrias de Roraima – FIER, por meio do SENAI, em parceria com o SEBRAE realizaram na noite de terça-feira (16), a apresentação do plano de Consultoria Ambiental destinado às empresas filiadas ao Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Roraima – SINDIGRAF.

Entre os assuntos discutidos estiveram Educação Ambiental e a importância da adequação das empresas à legislação, Assessoria técnica e tecnológica com a implementação de soluções de problemas na empresa, bem como o Sebraetec, instrumento que permite às empresas o acesso subsidiado a serviços de inovação e tecnologia.

O pontapé inicial foi dado, com a assinatura do acordo entre o SINDIGRAF e as Instituições parceiras, e a partir de maio, a FIER dará início aos trabalhos de consultoria.

Para o presidente do Sindicato das Empresas Gráficas do Estado de Roraima a reunião do conselho foi extremamente produtiva e satisfatória “As empresas gráficas do estado, possuem essa necessidade de se adequar as legislações ambientais, e nós só temos a agradecer a FIER, por essa grande ajuda que nos está sendo dada, no sentido de viabilizar a execução desse plano ambiental de forma rápida e com baixo custo”.

Plano de consultoria - A FIER é a grande articuladora do plano de consultoria, sendo assim, responsável por mobilizar e sensibilizar as empresas associadas. O SENAI será o executor do plano e o SEBRAE por sua vez irá fornecer por meio do Sebraetec os subsídios necessários para a aplicação do plano de consultoria.

Lançados Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de empreendedorismo consciente

20 de fevereiro de 2013

A Fier sediou nesta terça-feira (19) em seu auditório, o lançamento dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de empreendedorismo consciente, com a presença do coordenador nacional José Rincón.

A ação contou com a participação de conselheiros industriais do Sistema FIER, dirigentes executivos das casas FIER, SESI, SENAI, IEL, Vice-Reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Professor Reginaldo Ramos, além de representantes do Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sebrae e dos Sindicatos.

A vice-presidente da Fier Maria Luiza Vieira Campos destacou como é bom ver o grupo participando do lançamento dos prêmios e agradeceu a presença de todos. “Esses prêmios vem para agregar valores e somar experiências”, frisou.

Entre as categorias dos dois prêmios estão ambiental, econômico-tecnológica, social, amazônica, bem como a de empreendedorismo consciente e suporte ao desenvolvimento regional. Os projetos poderão ser apresentados por pessoas de todas as idades e ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da Região Amazônica.

O coordenador nacional dos prêmios Professor José Rincón destacou que deve-se defender essas iniciativas que valorizam a Amazônia. “Esses prêmios não são de titulações acadêmicas, mas sim reconhecem iniciativas tanto sofisticadas como as mais simples. Quanto mais tivermos essa cultura de premiar e reconhecer o melhor, melhor será a região”, finalizou.

Prêmio - Instituído em 2004, o Projeto Professor Samuel Benchimol é uma iniciativa do Governo Federal, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior - MDIC e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com outras entidades como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Banco da Amazônia e as Federações das Indústrias da Região Norte e também é realizado simultaneamente com o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente desde 2009. Mais informações no site www.amazonia.mdic.gov.br.

 

FIER vai sediar Prêmio Samuel Benchimol 2013

18 de fevereiro de 2013

A Federação das Indústrias do Estado de Roraima – FIER vai sediar este ano os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. O lançamento será nesta terça-feira (19), às 17h30, no auditório da instituição. A premiação está prevista para o dia 22 de novembro.

No evento de lançamento, será ministrada a palestra sobre o Vale da Cultura, com a presença da comissão organizadora dos prêmios, conselheiros industriais do Sistema FIER, dirigentes executivos das casas FIER, SESI, SENAI, IEL, reitores e pró reitores das universidades locais, imprensa, instituições financeiras, Sistema S (SEBRAE, SESC, SENAC, SEST, SENAT, SENAR, SESCOOP), federações de classes, secretaria de cultura, FETEC, e secretarias de educação.

Instituído em 2004, o Projeto Professor Samuel Benchimol é uma iniciativa do Governo Federal, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior - MDIC e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com outras entidades como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Banco da Amazônia e as Federações das Indústrias da Região Norte.

Realizado simultaneamente com o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente desde 2009, inclui duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social e outra, para reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Mais informações no site www.amazonia.mdic.gov.br .

Colaboradores da FIER participam de palestra sobre uso de extintores e combate a incêndios

06 de fevereiro de 2013

Na terça-feira (5), cerca de 20 colaboradores da FIER participaram de uma capacitação sobre uso de extintores e combate a incêndios. A ação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais desenvolvido pela Unidade Saúde do SESI, já estava prevista no cronograma e ganhou ainda mais importância após a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS).

O facilitador foi o proprietário da empresa Roraima Extintores, Géris-ked Araújo. Ele apresentou os equipamentos, mostrando as diferenças entre cada um, frisando que para cada tipo de incêndio, existe um extintor adequado. “Eles se dividem nas classes A, B e C. A é para combustíveis sólidos como madeira. Os da classe B são utilizados quando há combustíveis líquidos e os da C, quando o alvo do incêndio está energizado”, ressaltou.

Ele lembrou que hoje, a maioria dos extintores atendem as três classes. São os chamados extintores ABC.

Após a exposição teórica, hora da prática. Em ambiente controlado e com segurança, o instrutor simulou um princípio de incêndio e mostrou como os equipamentos devem ser utilizados.

Os colaboradores aprenderam como manusear o extintor da forma correta, o que segundo Géris-ked, faz toda a diferença em uma situação de emergência. “Mais do que possuir os extintores é importante que todos na empresa, saibam como utilizá-los corretamente”.

De acordo com a técnica responsável pelo acompanhamento e aplicabilidade do PPRA na FIER, Helinete Damasceno, essa foi a quarta palestra do cronograma de ações do PPRA. As outras foram sobre ergonomia, uso correto dos EPI’s e Atendimento em primeiros-socorros e técnicas atualizadas.

“O colaborador entende a preocupação que temos com cada um. Procuramos passar essas informações de maneira simples, para que eles possam efetivamente, absorver os conhecimentos e aplicá-los”, finalizou. 

Empresários participam de palestra sobre linhas de financiamento e acesso ao crédito

05 de fevereiro de 2013

Empresários filiados ao Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Roraima – SINDIGRAF participaram na terça-feira (5), de uma palestra ministrada pelo consultor Emerson Baú sobre linhas de financiamento e acesso a crédito.

Durante a apresentação, Emerson destacou pontos importantes que as empresas devem obedecer para não ter dificuldades junto às instituições bancárias: o cuidado para não imobilizar o capital de giro, a análise do que efetivamente o banco cobre e oferece, para que dessa forma, possa optar por aquilo que é mais interessante no momento em que sua empresa precisa do crédito, foram os temas mais discutidos.

Um dos participantes, o empresário Rosinildo França, disse que PROCOMPI abre um leque de conhecimentos. “A gente acaba ficando muito dentro da empresa e não tem acesso a informações importantes para o nosso negócio. Com certeza, essa experiência vai contribuir e muito, para a melhoria da nossa empresa”, disse.

Emerson Baú ressaltou o fortalecimento que o programa proporciona às empresas. “Ele proporciona uma visão ampliada do mercado com orientações sobre gestão e outras áreas, possibilitando ao empresário, conhecer outros mercados e experiências que levem ao desenvolvimento do seu negócio”.

O projeto gráfico do PROCOMPI visa promover lucratividade, competitividade, produtividade, sustentabilidade e o fortalecimento das empresas do setor, garantindo a perenidade do segmento. A ação é realizada pela FIER e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Roraima - SINDIGRAF, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI e o SEBRAE Nacional.

Mais notícias FIER para você...

2014

2013

Av. Benjamin Constant, 876 Centro - CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 -Aeroporto - CEP 69 310 005

Boa Vista - Roraima

Email: falecom.rr@sesi.org.br

Site: www.sesirr.org.brTel: (95) 4009-1848Fax.: (95) 4009-1805

Av. dos Imigrantes, 399

Asa Branca - CEP 69 312 296 Boa Vista - Roraima

Email: senai@rr.senai.br

Site: www.rr.senai.br

Tel: (95) 2121 5050

Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363
Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3621 3570
Fax.: (95) 3624 7320

© 2013 Sistema Indústria Roraima - FIER