PRINCIPAIS AÇÕES

• Apoio ao Comércio Exterior:
• Emissão de certificados de origem, missões empresariais, cartilhas, cursos e oficinas sobre negócios e o mercado internacional;
• Promoção e Desenvolvimento Associativo: criação e manutenção do sites dos sindicatos industriais, capacitações, seminários, palestras e orientações;
• Apoio à Competitividade da Indústria (PROCOMPI)
• Elaboração de projetos, consultorias e assessoria jurídica;
• Realização de pesquisas, diagnósticos, estudos e publicações;
• Coordenação dos Conselhos Temáticos: Micro e pequena empresa, economia e política industrial; Responsabilidade social e relações trabalhistas; Meio ambiente, recursos naturais, energia e infraestrutura;
• Orientações e serviços no Posto do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e representação da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).



COMÉRCIO EXTERIOR

CIN – Centro Internacional de Negócios
Numa iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, em Roraima, o Centro Internacional de Negócios - CIN é coordenado pela FIER.
A Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (rede CIN) trabalha pela internacionalização de empresas brasileiras, desenvolvendo ações e prestando assessoria para aprimorar a competência exportadora nas empresas, facilitando a concretização de negócios.
É responsável pela identificação de mercados, demandas e potenciais para negócios internacionais; apoio a missões empresariais; cursos e oficinas sobre comércio exterior e emissão do Certificado de Origem Digital.
O que é Certificado de Origem Digital – COD?
O Certificado de Origem Digital é um documento muito utilizado nas relações de comércio internacional, que permite a comprovação da origem das mercadorias e concede benefícios em alguns dos regimes promocionais para as exportações.
É emitido pelo exportador em cada operação de exportação efetuada mediante a apresentação de um formulário devidamente preenchido, da fatura comercial (Commercial Invoice) correspondente e, em alguns casos, de uma declaração descrevendo o processo produtivo das mercadorias que serão exportadas.



FORTALECIMENTO SINDICAL

Centro de Promoção ao Associativismo Sindical - CPAS
O setor é responsável pela gestão e execução dos projetos estratégicos e ações de apoio e fortalecimento aos sindicatos industriais.
Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA
É uma iniciativa da CNI realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima, que tem o foco no fortalecimento do associativismo e ampliação das ações dos sindicatos industriais.
O programa é composto por um conjunto de iniciativas interconectadas que passam pela estruturação de um ambiente integrado, com o objetivo de ampliar
a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos e das empresas industriais filiadas. Contempla ações de capacitação, marketing associativo, planejamento, gestão e oferta de serviços.
Programa de apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – PROCOMPI
Resultado de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/DN), o Programa de apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – PROCOMPI, conta com o apoio de projetos concebidos pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima, em parceria com a unidade regional do SEBRAE, empresas e sindicatos industriais.
Por meio de um processo participativo e de aplicação de diagnósticos estruturados, são identificadas as demandas a serem atendidas no desdobramento dos Planos de Ação.



PROCOMPI MINERAL

Elaboração do Diagnóstico e do Planejamento Estratégico do Setor Mineral
O Plano de Ação compõe o Planejamento Estratégico, e constitui o resultado do trabalho Iniciado pelo diagnóstico situacional, que identificou um conjunto de fatores favoráveis e desfavoráveis para o segmento. O plano contemplou as etapas, estratégias, prazos e definiu os responsáveis por cada ação.
No Planejamento Estratégico, foi verificada a necessidade de formar uma cooperativa para produção, comercialização em conjunto e fortalecimento das parcerias institucionais.
Entre as ações de produção, Elaboração do Planejamento Estratégico do Setor Mineral destacaram-se a legalização de uma área para exploração mineral e o consórcio para compra de insumos de maneira legalizada.
Na comercialização, pretende-se efetivar a marca do Estado de Roraima e criar
um Festival Internacional de Minérios e Derivados.
* Consultoria Individual nas empresas controle financeiro -  realizada
* Missão de intercâmbio ao Pólo de Gemas e Jóias Pedro II, no Piauí - realizada
* Realização de palestras técnicas de sensibilização - realizadas
* Consultoria nas empresas para avaliação de necessidades acesso ao credito – em execução
* Pesquisa T1 – em andamento

PROCOMPI AUTOMOTIVO

Elaboração do Diagnóstico e do Planejamento Estratégico do setor Metal
Mecânico
O diagnóstico do setor Metal mecânico foi elaborado em fevereiro de 2009, com o objetivo de identificar potencialidades, oportunidades e dificuldades enfrentadas pelas empresas nas questões relativas à cooperação, gestão, mercado e tecnologia.
No Planejamento Estratégico do setor, verificou-se a necessidade de aprimorar o processo de prestação dos serviços incorporando tecnologias, gerenciamento e controle visando ampliar a produção, melhorar a produtividade e racionalizar os custos.
Dessa forma, foi elaborado o Plano de Ação que compõe o Planejamento Estratégico, e constitui o resultado do trabalho iniciado pelo diagnóstico situacional que identificou um conjunto de fatores favoráveis e desfavoráveis para o segmento. O plano contemplou as etapas, estratégias, prazos e definiu os responsáveis pelas ações.
• Palestra “Gerenciamento de Vendas” – realizada
• Palestra “Eliminação Desperdícios  nas Oficinas – a realizar
• Palestra “Padronização de Serviços – em andamento
• Capacitação e aperfeiçoamento técnico da mão-de-obra profissional – a realizar
• Cursos Lanternagem e Pintura – em andamento
• Curso de Injeção eletrônica – em andamento
• Atualização do catálogo com os serviços/produtos oferecidos pelas
• oficinas;  - em andamento
• Missão Empresarial a Feira Equipamentos e Serviços Autotech – a realizar

Av. Benjamin Constant, 876 Centro - CEP 69 301 020
Boa Vista - Roraima
Email: gab.fierr@sesi.org.br
Site: www.fier.org.br
Tel: (95) 4009 5367
Fax.: (95) 3224 1557

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 -Aeroporto - CEP 69 310 005

Boa Vista - Roraima

Email: falecom.rr@sesi.org.br

Site: www.sesirr.org.brTel: (95) 4009-1848Fax.: (95) 4009-1805

Av. dos Imigrantes, 399

Asa Branca - CEP 69 312 296 Boa Vista - Roraima

Email: senai@rr.senai.br

Site: www.rr.senai.br

Tel: (95) 2121 5050

Fax.: (95) 2121 5081

Av. Capitão Júlio Bezerra, 363
Centro - CEP 69 301 410
Boa Vista - Roraima
Email: sec@ielrr.org.br
Site: www.ielrr.org.br
Tel: (95) 3621 3570
Fax.: (95) 3624 7320

© 2013 Sistema Indústria Roraima - FIER