FIER apoia a criação do Instituto Amazônia + 21

O propósito é promover negócios inovadores e de impacto na Amazônia Legal, pautados pelos princípios da governança socioambiental – ESG

Presidente da FIER, Governador de Roraima e Presidente da FIERO

Reunião no Palácio Senador Hélio Campos, com o Governador de Roraima

Presidente da FIER, Governador de Roraima e Presidente da FIERO

1/5

Representando a Confederação Nacional da Indústria – CNI e a Associação Ação Pró Amazônia, o Dr. Marcelo Thomé – Presidente da FIERO, acompanhado da Presidente da FIER – Izabel Itikawa, visitou, na manhã desta segunda-feira (14), o Governador Antonio Denarium no Palácio Senador Hélio Campos, e o Vice-Prefeito de Boa Vista – Cássio Gomes, na sede da Prefeitura Municipal.

Os encontros tiveram como objetivo apresentar a proposta de criação do Instituto Amazônia + 21, que nasce a partir da iniciativa privada, com o propósito de promover negócios inovadores e de impacto na Amazônia Legal, orientados pelos princípios da governança socioambiental – ESG (Environmental, Social and Governance).

A ideia foi muito bem recepcionada pelos poderes executivos - municipal e estadual, estabelecendo, a partir desse primeiro contato, uma relação de parceria para com o desenvolvimento de ações que tornem a iniciativa viável.

O Instituto Amazônia + 21 tem como pilares de atuação: Projetos sustentáveis com perspectiva empresarial, atração de investimento de impacto ESG e assessoria ao desenvolvimento de negócios articulados com as comunidades locais e populações tradicionais.

Seus públicos-alvos são as grandes empresas e suas cadeias de produção, as pequenas e médias empresas da região amazônica e os fundos privados e públicos com interesse de investir em empreendimentos sustentáveis na Amazônia.

O instituto oferecerá para o mercado: Assessoria na aplicação de recursos para projetos sustentáveis, articulação de parcerias voltadas para a incorporação de novas tecnologias, consultoria técnica com base em critérios ESG orientados por gestão eficiente de projetos, difusão de práticas ESG voltadas para a Região Amazônica e mensuração de resultados e impactos dos projetos implementados.

Uma nova agenda de trabalhos será pautada para Roraima, onde diversos atores públicos e privados serão ouvidos e participarão da construção de uma proposta roraimense de projetos que, através da bioeconomia, possam gerar renda e riqueza a partir do desenvolvimento de produtos derivados de recursos biológicos com o uso de tecnologias inovadoras.

O Instituto fomenta a marca AMAZÔNIA + 21 promovendo a visão da Amazônia que dá certo, a partir da incorporação de novas tecnologias e da perspectiva de sustentabilidade no desenvolvimento dos negócios.

A FIER será responsável pela articulação local com todos os atores que poderão agregar valor às discussões.

Como representante da CNI, Dr. Marcelo Thomé, ratificou o apoio institucional à gestão da presidente Izabel Itikawa, em continuidade aos trabalhos do saudoso presidente Rivaldo Neves, pela importância das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na FIER, junto aos seus sindicatos, base produtiva industrial e os vários parceiros, os quais, estavam sendo representados pelo Governo do Estado de Roraima e Prefeitura Municipal de Boa Vista.

ASCOM SISTEMA FIER

E-mail: ascom@sesirr.org.br